O que você precisa saber antes de ir para Creta

Eu demorei, demorei, demorei… mas finalmente fui à Grécia depois de quase 7 anos morando na Europa. E olha que esse era um dos destinos que eu mais queria conhecer desde antes de sair do Brasil! Hoje em dia, sou super agradecida por não ter ido antes e ter esperado aparecer um anjinho grego na minha vida que me deu TODAS as dicas necessárias antes da minha viagem. Eu já tinha contado um pouquinho sobre a ilha de Creta neste post sobre a minha praia preferida, mas agora resolvi dar algumas dicas um pouco mais práticas aos amigos viajantes que estão pensando em ir para lá. Então, senta aí e vem descobrir um pouco mais sobre esse destino, ou pule direto para o outro post com as praias mais legais que eu visitei em Creta.

Por que Creta?

1-collage-001Escolhemos essa ilha em função do tempo que tínhamos disponível e do objetivo da nossa viagem. Claro que eu também queria conhecer outros lugares bem mais populares do país, mas a Grécia é bem grande e tem atrações para todos os lados e para todos os gostos. No nosso caso, ao invés dos pontos mais turísticos ou dos monumentos mais históricos, nós queríamos passar 7 dias nos maravilhando com o contraste entre aquele mar e céu azulzinhos e as areias branquinhas de lá (se bem que tem várias praias de pedra também). E Creta, a maior entre as mais 6000 ilhas do país, sendo que 227 delas são habitadas, caiu como uma luva para os nossos planos de explorar as mais diferentes praias de lá. E ela é grande mesmo, tanto que em uma semana, conseguimos conhecer “apenas” a metade oeste da ilha! Mas tudo bem, eu já sabia que não teríamos tempo de ver cada uma das mais de 350 praias de lá 🙂 O bom é que visitar essa ilha também acabou ficando bem mais barato do que se tivéssemos escolhido alguma outra mais famosinha e popular com turistas, onde eles aproveitam para cobrar quanto quiserem.

Como chegar na ilha?

Existem três aeroportos internacionais em Creta – Heraklion, Sitia e Chania. Tanto pela conveniência quanto pela localização, acabamos optando por chegar pelo aeroporto de Chania, que durante os meses de alta temporada – de abril a novembro – recebe vôos frequentes de vários países europeus, e o melhor, alguns deles são operados por aquelas companhias aéreas mais baratinhas, se você estiver aqui pela Europa, como a EasyJet e a Ryanair, por exemplo. É bom lembrar que com uma certa antecedência você consegue preços bem melhores, então planeje-se bem!

Como se locomover por lá?

roadVocê vai precisar alugar um carro e PONTO FINAL. Tem muito para ver e o transporte público entre praias é inexistente. Então, se você vai se dar o trabalho de vir até aqui, facilite a sua vida e alugue um carro durante toda a sua estadia. De preferência no aeroporto mesmo, assim você não fica empenhado para chegar na sua acomodação e em nenhum dia de viagem até devolvê-lo na sua volta para casa. Nós utilizamos uma das lojinhas em frente ao desembarque (tem várias), mas fique atento que algumas das mais desinformadas podem não aceitar a sua carteira de motorista brasileira (por lei, temos o direito de dirigir por lá com a nossa carteira mesmo). O preço nem foi muito alto e o carro era bem completinho. Uma vez com o carro, é bom saber que cruzar a ilha de lado a lado pode levar até 8 horas, dependendo do seu trajeto e da potência do veículo, enquanto você não deve demorar mais que 2,5 horas para ir do norte ao sul. Importantíssimo: o aluguel do GPS é tão imprescindível quanto o do próprio carro! Quanto a dirigir por lá, a Estrada Nacional, que o conecta a todas as principais regiões da ilha, apresenta boa condições, e mesmo durante o pico da alta temporada, não estava muito movimentada. O problema é que quando você vai se aproximando das praias, precisa dirigir por caminhos bem sinuosos entre colinas e mar, com precipícios a cada curva, sem muita segurança e, com frequência, dividindo espaço com veículos pesados. Muitas vezes, o acesso às praias é através de estradas de terra mesmo, cheias de buracos. Então, prepares-se e vá com calma, pois algumas jornadas tendem a ser tensas!

Onde nos hospedamos?

1-IMG_4045-001A gente acabou reservando um apartamento em um hotel/resort bem pertinho do centro de Chania, esse aqui: Theodosia Studios. O pessoal de lá foi provavelmente o mais hospitaleiro que eu já conheci na vida (apesar da comunicação ser um tanto quanto limitada, pois há poucos atendentes que falam inglês), oferecendo qualquer coisa que tivesse ao alcance deles para nos agradar. Na nossa chegada e também no dia seguinte, fomos esperados com uns aperitivinhos típicos gregos, servidos à beira da piscina, com essa vista chata aí do lado. 🙂 Da sacada do nosso quarto também víamos as montanhas, o mar e o sol nascendo dele todos os dias, um espetáculo que eu fazia questão de assistir (depois eu até voltava para a cama)! O quarto não era luxuoso, mas tinha tudo que precisávamos (incluindo uma cozinha bem equipada onde preparávamos café da manhã e lanchinhos para mais tarde, antes de sairmos para explorar a ilha diariamente), era bem espaçoso e extremamente limpo (não tirei fotos, mas ali no site as fotos fazem bastante justiça ao que encontramos). A localização também era excelente, pois permitiu que garimpássemos bastante todo aquele lado oeste da ilha, ficando também próximos aos bairros centrais mais antigos, cuja visita é uma ótima opção de programação noturna: eles tem uma arquitetura bem charmosa com influências venezianas e turcas, e um cais que fica lotado durante o verão, com uma grande variedade de bares, restaurantes e tabernas (mas isso eu conto em outro post).

Quer saber mais sobre a nossa programação por lá? Dê uma olhadinha nesse post sobre as melhores praias que visitamos!

16 comentários sobre “O que você precisa saber antes de ir para Creta

    • Oi!
      Tudo bem?
      Infelizmente a locadora que alugou o carro eu fico impossibilitada de te informar pois acabei jogando a documentacao fora quando voltamos para a casa… Mas a que nos negou, eu posso: Budget rent-a-car, pois eu ja havia reservado o carro com eles e foi a nossa primeira opcao logo apos o desembarque. Pelo que eu lembro, essa que aceitou ficava logo do lado desta primeira, à direita de quem esta chegando do desembarque. Sinceramente, acredito que nao teras problema pois existem varias por ali competindo por clientes e me deu a impressao de serem bastante adeptas ao tradicional “jeitinho brasileiro” para driblar as leis (nao so no aluguel de carro, como varias das experiencias que tivemos durante as nossas ferias!).
      Obrigada pela visita e uma otima viagem!!!

  1. Boa tarde! Parabéns pelos relatos de Creta. Estão me ajudando muito na construção da viagem que faremos no próximo ano. Achei interessantíssima sua opção de hotel, contrária a opção comum de ficar próximo ao porto. O tempo de deslocamento entre porto e hotel era longo? Penso isto após um dia inteiro de passeios pelas praias, jantar no porto e voltar para o hotel. Qual o tempo entre o centro e o hotel?

    Desde já agradeço.

    • Oi Luiz! Obrigada pela visita!
      Entao, não fica longe não, acredito q em torno deuns 30-45min dirigindo e a estrada é tranquila. Eu adorei ficar ali nas redondezas de Chania, achei q a localização é bem conveniente para quem quer explorar lugares mais no centro da ilha tb!
      Espero ter ajudado!

  2. Adorei seu post e gostaria de saber em que língua são as placas e o próprio GPS, pois vou ficar 5 dias em Creta, pretendo alugar um carro, mas não sei se vou me achar, eheheh…

    • Oi, Vera!
      Sim, esse tb é um problema… Da pra configurar o idioma em inglês, mas alguns lugares tem um nome totalmente diferente em grego e a versão em inglês não existe no GPS, dificultando bastante a nossa vida. Acabamos fazendo uma combinação entre o GPS do Iphone e do carro, achando o lugar primeiro no mobile e dps deixando um pin no do carro, e funcionou bem. Com as placas achamos mais fácil, sempre tinha o nome das praias como havíamos procurado!
      Boa viagem e aproveitem muito!

  3. Olá!! Estou adorando ler seus relatos, parabens! Principalmmnte pois pretrndo ir a Creta em breve, mas tenho um problemão: estou viajando sozinha e nao tenho carteira. Você acha que tem alguma chace de eu me virar por la nessas codições? Pretendo chegar de barco em Chania e sair de avião de la tambem!
    Desde ja , obrigada!

    • Oi, Susana! Desculpa o delay pra responder! Bom, nesse caso, eu te diria que talvez Chania não seja o melhor destino para voce ir se não conhece ninguém por la. Fomos por recomendação de uma amiga minha grega, que foi categórica dizendo que ter um carro por la ‘e imprescindível, e realmente, usamos ele pra tudo (não conseguiríamos nem chegar na praia do nosso hotel sem ele). Outra solução seria dar uma pesquisada nesses programas como Couch Surf e ver se alguém topa te dar uma ajuda por la, mas mesmo assim, acho que sera um pouco complicado. De qualquer forma, desejo que a sua passagem por la seja tao maravilhosa quanto a minha: ‘e um lugar incriiiiiiiivel!

  4. Boa noite!

    Antes de mais dar lhe os parabéns pelos relatos das experiências que tem transmitindo! Estou com.uma dúvida que penso ser a pessoa ideal para me responder, visto já ter visitado ambas as ilhas.
    Estou a preparar uma viagem surpresa à minha namorada e estou com.uma dúvida.. Creta ou Sardenha ?

    Obrigado pela ajuda! 🙂
    Eduardo

    • Oi, Eduardo!
      Obrigada pelo contato e pelo elogio! Mas que pergunta difícil hein? Eu adorei os dois lugares! Eu acho que depende um pouco de alguns fatores, e principalmente do tempo que voce tem disponível… Faz bem mais tempo que eu fui pra Sardenha e lembro de ter achado lindo, mas um pouco cara e muito lotada. Ja Creta, não é a mais turística das ilhas gregas, e o fato de o país estar passando por um momento complicado faz com que tudo fique um pouco mais acessível por lá. O povo é bem hospitaleiro em ambas, e as praias são puro deslumbre também. Talvez a variedade de lugares seja maior em Creta, com mais cidades históricas, fortalezas e lagos para ver – e voce precisara de mais tempo para ver tudo isso, mas eu também não cheguei a conhecer nenhuma das duas ilhas de ‘cabo a rabo’, apesar de ter rodado bastante em ambas. Entao é bem complicado de responder essa tua pergunta mesmo, mas eu, particularmente, voltaria a Creta antes de Sardenha 🙂 De qualquer forma, qualquer uma sera incrível para uma viagem romantica, as duas ilhas tem vários lugares incriveis para aproveitar a dois!
      Boa viagem! (depois passa aqui pra me contar o que escolheu e o que achou!)

  5. Bom dia, Gostaria muito da sua ajuda vou fazer uma viagem pelas ilhas gregas e dar uma passadinha de 3 dias em Creta, gostaria de saber quanto ficou mais ou menos o aluguel do carro? É muito caro?

      • Bom dia Ligia, eu tive em Agosto em Creta e a pridexheimer aconselhou-me a ir, de facto é uma linda ilha, obrigado pela força! Eu tive 4 noites. Depois de uma pesquisa, aluguei carro através da http://www.eurocars-crete.com em que aconselho vivamente, foram impecáveis na entrega do carro, com um preço espetacular e deixaram-me completamente à vontade sobre qualquer pequeno acidente que viesse a ter. Até me deram um carro superior ao que tinha pedido, possivelmente porque não teriam o que requisitei. Aconselho um modelo intermédio, visto a ilha ser muito grande e em 3 dias a vontade vai ser chegar o mais rapido aos destinos desejados. Eu explorei e gostei muito da parte Oeste, onde se encontra para mim a praia obrigatória lá, Elafonisi pela água mais cristalina. Logo se conseguir e quiser conhecer também a parte Oeste, onde também tem a praia de Balos, aconselho ir para o aeroporto de Chania e não de Heraklio, eu fui por Heraklion e se fosse hoje não o faria.
        Boa viagem, diverta-se

    • Oi, Thais!
      Não tivemos maiores dificuldades, mas é bom dar uma pesquisada nos nomes da praias antes de pegar a estrada, pois as vezes elas podem ter dois nomes diferentes! 🙂 Aproveite muito e obrigada pela visita!

Deixe um comentário

