Torneio de Wimbledon: A FILA

Se é verdade mesmo que os brasileiros são loucos por uma fila, nenhum que estiver em Londres essa semana devia perder essa chance incrível de ficar plantado esperando pra entrar em um dos eventos esportivos de maior destaque do mundo: o torneio de Wimbledon. Não tô brincando não, eu me aventurei semana passada e o tédio de ficar parada no fim de uma fila da qual você nem consegue ver o início foi recompensado com a oportunidade de ver o melhor jogador do mundo na quadra com assentos mais disputados, e valeu a pena!

Ao contrário daqueles que se planejam com bastante antecedência para atender ao evento, resolvemos aproveitar o dia ensolarado de verão em Londres para dar uma passeada em uma área que não frequentamos muito e tentar ver de longe alguma movimentação do torneio. Totalmente despretensiosos, chegamos na estação de Wimbledon, da qual uma longa caminhada se faz necessária, no meio da tarde. De lá, podíamos ter pego o ônibus que leva diretamente ao local – e é um daqueles tradicionais ônibus turísticos abertos de dois andares – mas preferimos caminhar, o que leva cerca de 20-25 minutos. A outra alternativa é ir direto para a estação de Southfields, da qual a caminhada não deve ultrapassar os 15 minutos.

1-2014-06-25 17.18.45

The Queue: uma fila democrática para todo mundo que não comprou os ingressos antecipadamente

Chegando lá, simplesmente seguimos as multidões, passando a entrada do complexo e nos dirigindo até o gigante estacionamento do evento: é aqui que começa a diversão. Para quem não teve tempo de se planejar ou não podia bancar a fortuna que os ingressos custam, The Queue (A Fila) é a solução. Aqui é o seguinte: ou você vem muito cedo (de madrugada) e consegue entrar no início da manhã, quando eles abrem os portões, ou chega mais para o final do dia para aproveitar quando as pessoas que estão lá dentro começam a ir embora. A Fila garante que você entre no complexo, mas não o horário, e aqui você basicamente precisa torcer para que quem já esteja lá dentro canse logo e libere o seu lugar!

Chegando na Fila, você recebe um cartão numerado para assegurar o seu lugar e mais alguns materiais informativos. O cartão garante a sua colocação na Fila, então, caso necessário, você pode sair para ir ao banheiro, comprar um lanchinho ou retirar dinheiro, já que a bilheteria não aceita cartões. A galera é animada por aqui e tem gente chegando constantemente, uns fazem piquenique, outros tomam Champagne e todo mundo conversa sobre… o tempo, claro. Até do lado de fora a organização impressiona: há vários funcionários oferecendo informações, dando previsão de horário de entrada, atualizando as pessoas sobre os jogos que estão acontecendo lá dentro e orientando o público em geral. Tudo bem sinalizado, com bastante apelo visual.

1-2014-06-25 17.18.11

Os principais tenistas “recepcionando” o público

1-2014-06-25 17.29.57

O “Horatio” faz parte de um projeto educativo que o criou para simbolizar o peso total de bolinhas de tênis utilizadas no Slam: são 54.250, pesando a mesma coisa que um hipopótamo

1-2014-06-25 17.16.51

Os ídolos tenistas estão por toda a parte

Em seguida, você passa por um esquema de segurança digno de aeroportos, verificando se não há nenhum ítem proibido nos seus pertences (objetos afiados, equipamento profissional de fotografia e filmagem, drogas, etc) para depois, finalmente, ter acesso à bilheteria. O valor pago para circular dentro do complexo de quadras não é alto e varia diariamente, caindo depois das 17h, já que após esse horário não há muito mais partidas para serem assistidas. Com esse ingresso, o público pode aproveitar toda a infra-estrutura do local e assistir jogos nas quadras com numeração de 3 a 19, de acordo com a disponibilidade de assentos. Já no Centre Court e nos Courts 1 e 2, que sediam os jogos mais disputados do torneio, a entrada é específica para aquela determinada quadra, mas também inclui o acesso às quadras de 3 a 19. O que pode acontecer, embora seja meio raro, é vocé chegar na bilheteria para adquirir apenas a admissão geral e o atendente lhe informar que tem ingressos sobrando para determinada quadra, e foi o que aconteceu com a gente! 🙂 🙂 🙂 Acabamos, por não muito mais do que o preço que pagaríamos somente para circular dentro do complexo e assistir os jogos menos disputados, vendo o atual melhor jogador do mundo em ação no Centre Court. E foi demais! Dizem que se você chegar de madrugada para acampar e for um dos primeiros 500 da Fila, você também consegue o ingresso do Centre Court, mas aí eu já não posso garantir.

Ainda que você não consiga os melhores ingressos, a experiência de estar lá dentro participando de um dos maiores eventos do verão britânico é única. E mesmo que  você não se enquadre no perfil de quem gosta de uma fila, fique sabendo que até Kate e Pippa Middleton já enfrentaram esta mesma Fila em outras edições do evento (antes do casamento real, obviamente).

A Final do Slam é no próximo domingo, dia 06 de julho de 2014, então se você está em Londres ou vindo pra cá, corre que ainda dá tempo de ver muita gente boa jogando. E quando for, não deixe de seguir a tradição inglesa e tomar um Pimm’s acompanhado de morangos com creme! 🙂 Ah, lá dentro é assim ó:

1-Wimbledon20140625_081658

Restaurantes, bares, banheiros… o complexo oferece tudo que você precisa para passar o dia inteiro lá

1-Wimbledon20140625_084137

Telões para o público assistir os jogos sem enfrentar as filas de cada quadra

1-Wimbledon20140625_055643

Assistindo o jogo no Centre Court

1-Wimbledon20140625_074753

Os jogos menos importantes são assistidos assim, bem de pertinho, sem lugar reservado

1-Wimbledon20140625_073346

Daqui saem os tenistas depois de jogar nas principais quadras

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s