Viagem de um dia: de Amsterdã para Bruges

1-Amsterdam20140615_003715Fazia tempo que eu ouvra falar dessa cidadezinha belga e tinha muita curiosidade de conhecê-la, e como a nossa estadia em Amsterdã permitia uma esticada em algum lugar das redondezas, resolvemos cruzar a fronteira da Holanda para adicionar mais um destino ao nosso mapa. Bruges não fica nada longe da capital holandesa e, embora mais tempo seria muito bem vindo, é perfeitamente possível ver as suas principais atrações em um dia por lá.

Demos uma pesquisada um pouco antes da nossa viagem e chegamos à conclusão de que nos arriscar no transporte público para chegar lá não seria a melhor solução, já que gastaríamos mais tempo nos locomovendo e mais dinheiro do que comprando uma excursão de um dia de Amsterdã para Bruges (esse foi o que a gente escolheu, mas existem outros disponíveis). Mas as vantagens não acabam por aí: como a excursão oferece além do transporte, um guia (no nosso caso, falando em inglês e espanhol) você ganha tempo recebendo todas as informações sobre a cidade, sua história, sua cultura e peculiaridades no percurso de cerca de 3 horas até ela. E chegando lá, você tem a opção de acompanhar o guia pelas principais atrações ou explorar a cidade sozinho. Como o guia também dá um tempo livre aos participantes do tour no final da caminhada, achamos que valia a pena segui-lo pelo menos no início do trajeto. Como o tempo na cidade é um pouco limitado, por volta de 5-6 horas, a gente acabou priorizando algumas coisas e abrindo mão de outras, mas ainda assim, dá pra ver bastante coisa.

Caminhar pelas ruelas de paralelepípedo da medieval Bruges é como mergulhar na história. Para mim, uma das coisas mais legais de se fazer por aqui é simplesmente se perder, se encontrar e se encantar com essa cidade de pontes (são 56!), canais, portões e construções históricas, no embalo das charretes que constantemente atravessam o seu caminho com seus impecáveis cavalos levando turistas para cima e para baixo.

1-Amsterdam20140615_035941-0011-Amsterdam20140615_035700-001

 

1-Amsterdam20140615_024428-001

1-Amsterdam20140615_023544-001

1-Amsterdam20140615_024328-0011-Amsterdam20140615_001255-001

 

E depois, claro, experimentar as delícias daqui, que não são poucas. Quem nunca ouviu falar dos chocolates e da cerveja belga? Menos conhecido da gente, mas tão popular quanto, o prato mais tradicional aqui – o moules frites – foi por onde começamos. Então, por ordem dos lugares que frequentamos, foi assim que fizemos para apreciar os sabores belgas e, como aprovei todos, recomendo-os para quem segue o blog:

Para comer:

– Restaurante Old Bruges

(Vismaark 7, 8000 BruggeBelgium)

1-photo 1-001

Localizado bem no centrinho de Bruges, em uma praça com restaurantes que não podiam ser mais turísticos, esse foi o escolhido do nosso guia e, por mais que eu saiba que os guias são comissionados para atrair os participantes por determinados estabelecimentos, preferi confiar que pagaríamos mais mas que a comida não decepcionaria. E não errei. Pedi o prato mais popular, o moules frites, que são os mexilhões acompanhados de batatas fritas. Nada elaborado, mas para quem “não paga imposto pra comer frutos do mar”, como eu, divino. Outro prato tradicional é a carne no molho de cerveja, também recomendo. Tudo acompanhado de uma boa cerveja local, sugestão da casa, de frente para a pracinha, vendo o movimento. Preferimos continuar a nossa caminhada quando o nosso grupo foi almoçar e voltamos depois, já que estávamos em um clima mais romântico e não queríamos dividir a nossa mesa com mais 20 pessoas 🙂

– Chocolateria Galler 

(Steenstraat 5, 8000 BruggeBelgium)

1-Amsterdam20140615_024135-001

Outra recomendação do guia, mas o lugar realmente tem uma tradição, basta lembrar que eles fornecem chocolates para a Realeza. Funciona como uma boutique e você pode provar as diferentes variedades antes de decidir o que vai levar para casa. As embalagens são uma graça e além dos pacotes que eles já oferecem prontos, você pode montar algo de acordo com o que você mais gosta. Por favor, prove as trufas!!!

 

Para beber:

2be Bar Mood Drinking

(Wollestraat 53, 8000 Brugge, Belgium)

1-Amsterdam20140615_020552-001

1-Amsterdam20140615_020024-001Já na entrada, um corredor com uma parede inteira de garrafas de cerveja convida os mais curiosos a entrar. Apesar da constante muvuca de turistas (aqui também) esse lugar é um achado. O bar não é tão grande, mas o serviço é eficiente e a lista de opções de cerveja para você degustar é extensa. O espaço conta com um privilegiado jardim onde você pode parar para provar algumas das especialidades e se deslumbrar com uma das vistas mais icônicas de Bruges. Eles vendem alguns “combos” com amostras de diferentes cervejas para você que é mais indeciso, assim dá para apreciar algumas antes de resolver qual é a que merece um copo grande.

– Cervejaria Browerij De Halve Maan

(Walplein 26, 8000 Brugge, Belgium)

1-photo 2-001Aqui você tem a oportunidade de fazer um tour guiado oferecido pela cervejaria (pago) mas como chegamos tarde e eles já haviam encerrado o turno, nos contentamos em experimentar a cerveja ali no bar mesmo. Eles contam com uma área aberta para os dias mais quentes, mas o ambiente fechado também é super convidativo e aconchegante, com sofás, lareiras e decoração meio rústica. Para quem estiver interessado, o tour oferecido por eles acontece de hora em hora, dura cerca de 45 minutos, custa €7,50 por pessoa e inclui degustação de cervejas.

Resumindo, sim, o tempo foi apertado para aproveitar tudo o que a cidade oferece, não fizemos o famoso passeio de barco pelos canais por exemplo, mas também não era a nossa prioridade já que fizemos um em Amsterdã. Mas por outro lado, eu também não optaria por passar mais dias por lá… então foi assim que, de barrigas cheias e expectativas superadas, retornamos felizes e faceiros para a nossa casa-barco em Amsterdã!

Anúncios

2 comentários sobre “Viagem de um dia: de Amsterdã para Bruges

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s